Cuidados com o Produto | O'One
x
  • 1 Frete Grátis acima de R$250
  • 1 Até 6x sem juros | 10% off na 1ª compra [OONE10]
  • 1 boleto com 5% off
  • 1 PRIMEIRA TROCA GRÁTIS

Cuidados com o Produto

Importância das etiquetas

 

Ao comprar uma peça nova, você mantém a etiqueta ou joga ela fora? A maioria dos consumidores a arrancam e geralmente não leem as indicações e os símbolos de lavagem de roupas.

Mas eles são muito importantes para a manutenção e conservação das suas peças e evitam problemas como manchas, roupas desbotadas, encolhimento e transferência de cor de uma veste para a outra.

Por isso, mesmo que você corte as etiquetas para elas não incomodarem, crie o hábito de ler as instruções de lavagem e garanta que suas roupas fiquem bonitas e conservadas por muito mais tempo.                                                            

Entendendo os símbolos de lavagem de roupas


Mas o que cada um desses símbolos significa. As normas são estipuladas pela Norma NBR ISO nº 3758:2005, regulada pelo Inmetro.

No início, pode parecer difícil compreendê-los, mas depois de algum tempo fica fácil memorizá-los e lavar as suas roupas da forma correta.

Os símbolos de lavagem de roupas são universais, ou seja, são iguais e representam as mesmas recomendações em todo o mundo. Isso é ótimo porque mesmo se você comprar uma peça de outro país vai poder entender os códigos com as dicas que daremos aqui.

Primeiro, é necessário entender que as orientações estão divididas em cinco categorias. Cada uma aborda um processo de lavagem e a divisão serve justamente para te ajudar a memorizar símbolos e seus significados.

 

 

Categoria 1

Instrução de lavagem – indica se a roupa precisa ser lavada na máquina, qual a temperatura ideal da água, e especificações de enxague, entre outros.

§ A tina simples indica que a roupa deve ser lavada à mão ou na máquina, em ciclo normal 

§ A tina com o numeral identifica a temperatura máxima. No caso do exemplo, 95°.

§  O traço abaixo da tina indica que a peça não pode ser centrifugada.

§  Dois traços indicam a necessidade lavagem delicada.

§  A mão na tina indica lavagem somente manual.

§  A tina com X mostra que é proibido lavar o tecido em água.

Categoria 2

Alvejamento – indica se as peças podem ser lavadas em cloro ou não.

§  O triângulo com X impede que seja usado alvejante à base de cloro.

§  O triângulo sem nada permite o uso de alvejante à base de cloro.

§  Triângulo com CL indica que o cloro pode ser utilizado, desde que diluído em água fria.

Categoria 3

Secagem – instruções gerais de como essa peça deve ser seca.

§  O círculo com um ponto indica que a peça pode ser seca dentro da máquina, mas em temperatura mínima.

Se o círculo contiver dois pontos, a roupa pode ser seca na máquina em temperatura máxima.

  O círculo com X é colocado em roupas que não podem ir para secadoras.

§  O quadrado sem círculo indica que essa peça deve secar em processo natural e na posição vertical.

§  Vários riscos na vertical indicam que a peça pode secar na vertical, mas sem ser torcida.

§  Se o quadrado tiver um risco “deitado”, isso significa que a peça deve secar na horizontal e sem torcer.

Categoria 4

§  Processo de passar a roupa – informa se a roupa pode ou não se passada e qual a temperatura ideal.

§  Ferro com uma bolinha no interior indica que a roupa deve ser passada com ferro frio – temperatura máxima de 110° (acrílico, nylon e acetato).

§  Duas bolinhas indicam ferro morno – temperatura de até 150° (lã ou mistura de poliéster).

§  Já três bolinhas indicam que peça pode ser passada com ferro quente – temperatura de 200° (tecidos de algodão e linho).

§  Ferro com X indica que a roupa não pode ser passada a ferro.

Categoria 5

Limpeza a seco – normalmente essas instruções são voltadas para empresas especializadas em limpeza de roupas, com informações bastante específicas de tipos de produtos que podem ser utilizados no processo.

§  Círculo com a letra A indica que a lavagem a seco pode ser realizada com todos os tipos de solvente.

§  Círculo com a letra F: uso de solvente R113 e hidrocarboneto.

§  Círculo com a letra P: uso de percloroetileno, solvente R113; e hidrocarboneto e solvente R11.

§  Círculo com X: a peça de roupa não pode ser lavada à seco e as manchas não são retiradas com solventes.

§  Círculo com traço na parte debaixo: a peça é sensível para lavagem a seco. Pode ser lavada com os mesmos solventes descritos na letra que for grafada no círculo (A | F | P) porém, tem alta restrição à adição de água no processo de limpeza ou ação mecânica ou temperatura intermediária.

Como cuidar dos diferentes tipos de tecido

Seguir as instruções dos símbolos de lavagem de roupas é fundamental para manter as suas peças sempre bonitas. O mesmo vale para tecidos utilizados em sua casa, como estofados de sofás, poltronas e cadeiras. Mas você também pode seguir as orientações gerais de cuidados com cada tecido, alinhado às regras de lavagem.

Poliéster, nylon, acrílico e elastano

Esses tecidos não devem ser lavados em altas temperaturas e o ferro de passar deve estar frio. De preferência, passe-as do lado avesso.

Opte pela lavagem a seco ou temperaturas baixas. Se for lavado em temperaturas maiores, pode encolher. Evite pendurar, pois sua roupa corre o risco de ficar deformada. Na hora de passar, o tecido deve estar levemente úmido e o ferro deve ser mantido morno.

Fibras regeneradas (viscose, acetato, modal, vulpro e liocel)

Não centrifugue peças fabricas com esse material e, na hora de passar, vire-as do lado avesso, para evitar estragos.

Lycra

Devem ser lavadas separadamente, para não manchar, e secar à sombra. Nunca passe roupas desse material.

Algodão

Esse tecido permite lavagem na máquina, com processo normal de centrifugação. Se for secado muito rápido, o tecido encolhe, portanto, prefira secar à sombra ou em horários de temperatura mais branda. Pode ser passado a ferro quente e sem necessidade de virar a peça.

Seda

Lavar em temperaturas baixas ou enviar para empresas de lavagem a seco, para um serviço profissional. Passe roupas desse tecido com ferro a vapor em baixa temperatura.

 

Cuidados extras

Agora você já sabe o que significa cada um dos símbolos de lavagem de roupas e também aprendeu como cuidar de cada tecido utilizada na confecção das peças. Acha que as dicas acabaram? Confira, abaixo, outros cuidados para ajudar na manutenção do seu guarda-roupa.

Use sabão neutro para roupas delicadas

Roupas delicadas exigem a mesma suavidade na hora da limpeza. Opte sempre por produtos específicos para esse tipo de peça ou compre o famoso sabão de coco, que além de ter valor acessível, limpa as suas roupas bem delicadamente e sem deixar manchas.

Mantenha o ferro limpo

Já teve problemas na hora de passar a roupa? Quando está sujo, o ferro de passar pode estragar suas peças de roupa, fazendo com que o tecido grude na base de metal. O interior também acumula sujeiras que podem interferir no processo. A limpeza do ferro pode ser realizada em casa, de forma simples e rápida.

Se a peça foi mais frágil, use saquinhos protetores

Com a correria do dia a dia nem sempre é possível lavar as peças mais delicadas de forma manual. Se essa é a sua realidade e a máquina de lavar é uma companheira indispensável nesse processo, não se preocupe! Ainda assim é possível limpar suas roupas com todo o cuidado que elas merecem. Coloque as roupas frágeis em um saquinho protetor e lavá-las normalmente. Isso evita que ela fique deformada ou estrague detalhes como botões e bordados.

Limpe a máquina de lavar regularmente

Isso mesmo! A sua máquina também precisa ser lavada. A lavadora acumula gordura, sujeira e outros resíduos no seu interior. Além de comprometer o processo de lavagem das roupas, isso pode reduzir a vida útil do aparelho, o que pode ser um problema para muita gente. Com procedimentos simples, é possível manter a máquina de lavar limpa e, consequentemente, roupas ainda mais bem cuidadas.

 

Na hora de lavar, separe as roupas por cores

Divida as suas roupas em três pilhas: roupas brancas e claras, roupas coloridas e roupas que soltam tinta. Lave-as separadamente para evitar que suas pelas fiquem manchadas. Outra dica importante é separar roupas íntimas, roupas de cama e panos de prato. Lave cada tipo de uma vez. Deixe as toalhas de banho por último, já que soltam fios e podem encher a sua roupa de pelos